WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

AGRO

Faec vai avaliar como mitigar consequência de chuvas irregulares na produção após julho

Como explicou o presidente da Federação, Amílcar Silveira, há algumas especificidades entre as regiões do Estado, o que reforça a necessidade de avaliação das perdas de lavoura

A Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) vai aguardar o fim de julho para avaliar quais medidas podem ser tomadas para mitigar as consequências negativas que as chuvas irregulares no Estado provocaram para a produção agropecuária. A informação foi dada pelo presidente da Federação, Amílcar Silveira.

Como detalhou o presidente, há algumas especificidades entre as regiões do Estado, o que reforça a necessidade de avaliação de possíveis perdas de lavouras. “Vamos esperar julho passar para a gente saber o que é, o que nós podemos colaborar e qual foi a gravidade de região por região”, afirmou.

Amílcar explicou ainda que, neste ano, houve regiões em que choveu na média, mas, no linguajar popular, “uma chuva desarrumada”. “As chuvas vieram em períodos que não foram propícios para a agricultura”, detalhou.

“Vou dar um exemplo: janeiro deve ter sido um dos janeiros mais chuvosos da década, mas ele desarrumou o resto do período, que faltou um pouco de chuva em abril”, acrescentou.

“Houve um período que, na sua grande maioria, foi na média, mas de forma mal distribuída, então teremos muitas perdas de lavouras”, completou. “É com o inverno meio desarrumado que a gente teme muitas perdas de lavoura, o que deve ter prejudicado alguns setores”, finalizou.

Compartilhe