As participantes do Elas Globais também tiveram a oportunidade de participar do 4º Congresso Global de Mulheres de Negócios – CONECTE SE 2025.
Desde a última sexta-feira (13) elas participam de diversas atividades como visitas institucionais, encontros com especialistas no mercado europeu e mostra de negócios nas cidades de Porto e Lisboa
Ao todo 14 empreendedoras cearenses estão em Portugal para participar da missão internacional do projeto Elas Globais, desenvolvido pelo Sebrae/CE. Desde a última sexta-feira (13) elas participam de diversas atividades, como visitas institucionais, encontros com especialistas no mercado europeu e mostra de negócios nas cidades de Porto e Lisboa, tudo voltado à internacionalização dos negócios liderados pelas participantes. A programação segue até esta quarta-feira (18).
As empreendedoras foram selecionadas pelo Sebrae/CE para participar de uma jornada de desenvolvimento composta de capacitações e consultorias para inserção dos negócios cearenses no mercado internacional. Entre as atividades desenvolvidas no projeto estavam a realização de consultorias que visavam orientar as empreendedoras sobre estratégias de promoção comercial, precificação para o mercado internacional e implicações regulatórias e tributárias.
Após o retorno da missão internacional, estas empreendedoras participarão ainda de uma mentoria individual para a construção do Plano Estratégico de Internacionalização de cada uma das empresas.
Para a articuladora do Sebrae/CE e gestora estadual do Elas Globais, Mônica Arruda, todos os passos do projeto são importantes. “O projeto foi dividido em etapas que proporcionaram a estas empreendedoras conhecimentos e ferramentas para que elas possam estar aptas a negociar e a exportar, efetivamente, seus produtos e serviços”, pontuou.
Segundo Mônica, mais do que a venda para o mercado externo, o principal resultado da iniciativa é a ampliação da visão estratégica das empresárias participantes e o fortalecimento do empreendedorismo feminino no Ceará.
“O Elas Globais está inserido no nosso programa de aceleração do empreendedorismo feminino, o Sebrae Delas. Ao final das atividades do projeto queremos que as empreendedoras possam levar adiante o processo de internacionalização de suas empresas, ampliando assim as possibilidades de mercado para os negócios liderados por mulheres do Ceará”, completou a gestora.
As participantes do Elas Globais também tiveram a oportunidade de participar do 4º Congresso Global de Mulheres de Negócios – CONECTE SE 2025, promovido pelo Clube de Mulheres de Negócio em Língua Portuguesa (CMNLP), em São Paulo, ainda no mês de março, onde puderam se conectar com empreendedoras de outros países.
SEBRAE DELAS
O programa do Sebrae busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das empreendedoras, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino. A ideia é que ele possa ser um catalisador para o crescimento e desenvolvimento de negócios liderados por mulheres.
A iniciativa é baseada em três pilares: o primeiro, voltado para a inspiração de aspectos da vida, carreira, família, saúde e propósito das empreendedoras; o segundo, trabalha a jornada empreendedora para o desenvolvimento do negócio, ideia ou projeto e o terceiro, na promoção de conexões entre as participantes do programa e com outras empreendedoras.