O governador assinou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quarta-feira (24), decreto que insere os agentes de saúde na Previdência do Estado.
Em “live” semanal realizada nesta quarta-feira (24), o governador Elmano de Freitas (PT), disse que o presidente Lula (PT) deve sancionar na próxima semana a lei do Hidrogênio Verde. O projeto garante créditos fiscais de até R$ 18 bilhões entre 2028 e 2032 para o desenvolvimento do setor.
O governador reafirmou que o Ceará tem seis pré-contratos assinados com empresas do ramo que pretendem investir no estado para produção de hidrogênio verde.
“Nós temos seis pré-contratos com grandes empresas na área para a produção de hidrogênio verde. Provavelmente na próxima semana, o presidente Lula sanciona a lei do Hidrogênio Verde. E com essa lei sancionada, uma das empresas já antecipou a decisão de investimento aqui no Ceará. Essa empresa, só na terraplanagem da usina que ela vai construir lá no Porto do Pecém, vai investir 100 milhões de reais. E a previsão do investimento da usina é de 6 bilhões de dólares, ou seja, 30 bilhões de reais custará a formação e a implantação dessa usina de hidrogênio verde no Ceará”, ressaltou Elmano.
E continua: “eu estou falando de uma. E nós temos seis pré-contratos assinados. Portanto, você imagina a quantidade de emprego que nós vamos gerar, a quantidade de energia que terá que ser produzida para fornecer e vender para essa empresa que vai produzir o hidrogênio verde e, portanto, abre-se uma nova perspectiva da economia cearense. Eu tenho certeza que nós estamos no caminho certo da transição energética”, completou.
O projeto foi aprovado há duas semanas pelo Congresso Nacional e em seguida enviado para sanção do presidente Lula.
Agentes de saúde
Durante a transmissão ao vivo nas redes sociais, Elmano assinou decreto que regulamenta o enquadramento dos agentes de saúde na lei complementar da Previdência do Estado.
“Como governador, enviei para a Assembleia e agradeço a todos os deputados a aprovação do projeto de lei que permitiu estender a parte previdenciária do Estado para os agentes comunitários de saúde. Ou seja, quando o agente de saúde hoje ele está no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), quando ele vai tirar uma licença de saúde, passa um tempão para ele poder receber essa licença e aí ele fica sem receber salário, porque ele está de licença e, com o Estado, ele não tem esse tempão, vai ser rápido ele ter esse benefício (…) Nós aprovamos a lei e faltava fazer o decreto regulamentador”, destacou o mandatário.
UVA
Elmano assinou ainda o termo de convocação e nomeação de 125 professores da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) aprovados em concurso público.
“Eu quero parabenizar cada professor e a cada professora. Você se esforçou muito para um concurso muito difícil, passou nesse concurso e hoje, graças a Deus, vocês vão estar sendo convocados e nomeados para, em seguida, tomar posse como professores da Universidade do Vale do Acaraú”, disse o governador.
