WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

Saúde

Educação Permanente em Saúde: ESP/CE inicia capacitação de profissionais dos centros de estudos da Rede Sesa

Aula inaugural do Curso de Atualização em Educação Permanente em Saúde aconteceu na sede da autarquia, reunindo cerca de 200 participantes.

O projeto de implementação da Política de Educação Permanente em Saúde do Ceará passou a contar com um importante reforço. Por meio do Curso de Atualização em Educação Permanente em Saúde (EPS), a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), irá capacitar, até novembro, cerca de 200 profissionais atuantes nos centros de estudos das unidades da pasta estadual.

A aula de abertura aconteceu na sede da autarquia, em Fortaleza, nessa segunda-feira (26), mobilizando gestores e profissionais de diversas regiões do estado. Ao longo da trilha de aprendizagem, o grupo vai poder desenvolver e/ou reforçar conhecimentos nos campos da EPS e da Gestão do Trabalho, considerando as interfaces do ensino, da pesquisa, e do serviço.

O superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, participou do evento e destacou, durante discurso à turma, o alinhamento junto à Sesa para a realização de um trabalho intersetorial. “Historicamente, a ESP/CE tem um papel muito importante para os municípios e é muito bom entender esse processo nessa formação junto a vocês. Porque essa articulação é viva e acontece o tempo todo, por isso, nos colocamos à disposição de todos para que possamos nos aproximar cada vez mais”, ressaltou.

Também compuseram a mesa Melissa Medeiros, coordenadora do Programa de Cirurgias Eletivas da Sesa; Lívia Milena Barbosa de Deus e Méllo, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Governo Federal; Silvia Bonfim, coordenadora de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde (Coeps) da Sesa; Érika Nicolau, gerente de Educação Permanente em Saúde da ESP/CE; e Ricardo Reis, coordenador-geral do Centro de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ).

Replicação de aprendizado

Para a psicóloga Alice Ávila (foto), o desejo de colher os ensinamentos no curso e replicar as práticas diretamente na policlínica onde atua, no município de Sobral, a 241 quilômetros da Capital, foi o que a motivou participar do treinamento. “Espero levar os conceitos e os direcionamentos da Educação Permanente aos demais trabalhadores da instituição e discutir as práticas que podemos desenvolver na unidade e na abordagem aos nossos pacientes”, projeta.

Da mesma forma, a farmacêutica Dayse Arruda conta que a educação permanente em saúde tem sido uma prática contínua exercida no âmbito do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), ajudando na execução e no aperfeiçoamento das ações desenvolvidas por ela e a equipe.

Ficha técnica

O Curso de Atualização em EPS terá 80 horas, divididas entre atividades presenciais e on-line, contemplando seis turmas, com 35 alunos cada. A coordenadora da Rede Saúde Escola (Rese), Ana Paula Brilhante, dá mais detalhes sobre o projeto. 

Rede Saúde Escola

Idealizada em julho de 2021, a Rese representa a integração ensino, pesquisa, serviço, comunidade e pesquisa no âmbito do SUS. Atualmente, o Ceará conta, por meio da iniciativa, com o total de 114 Núcleos de Educação Permanente Municipais (Numeps) e cinco Núcleos de Educação Permanente Regionais (Nureps) implantados nas regiões de Sobral; Fortaleza; Quixadá; Sertão Central; Litoral Leste/Jaguaribe; e Cariri.

Compartilhe