O deputado Felipe Mota (União Brasil), defensor do agronegócio, subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para defender o projeto que autoriza a utilização de drones para pulverizar lavouras. O parlamentar acusou o presidente do IDACE, João Alfredo, de ser contra o governador, “que apoia” a utilização dos drones. “João, você é contra o governador. Então, pede demissão. João, você está organizando protesto contra o drone, pois vou levar tratores para a porta do IDACE”, disparou.
Atualmente, a pulverização aérea é proibida no Ceará, empresas brasileiras e estrangeiras, segundo Felipe Mota evitam investimento no agronegócio do Estado, por conta das dificuldades para plantar e produzir alimentos.
Felipe Mota (União) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (18/12), a realização da 1ª Expo Agro São Benedito, que aconteceu entre os dias 10 e 15 de dezembro.
Para o parlamentar, o evento foi um sucesso e demonstra como as exposições agropecuárias têm ganhado cada vez mais corpo e importância no Estado. “É muito importante que o Governo Federal, os governos estaduais e as gestões municipais fomentem as grandes, médias e pequenas exposições”, ressaltou.
Segundo o deputado, a Expo Agro São Benedito bateu recorde de exposição de ovinocaprinocultura. “Foram 532 caprinos e ovinos registrados, sendo 86 da agricultura familiar. No total, foram 618 animais inscritos em uma exposição no Ceará. Olha a grandeza desse evento”, salientou.
Felipe Mota exaltou ainda a estrutura do espaço que recebeu a Expo Agro São Benedito. “Foi um espaço de 40 mil metros quadrados, abrigando stands e animais, no sentido de divulgar e valorizar a nossa agricultura. Elogio a Prefeitura de São Benedito, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e os produtores rurais pelo sucesso da exposição”, enfatizou.
O deputado também defendeu o projeto de lei 1775/23, de sua autoria, que tramita na Casa e que prevê a liberação do uso de drones para pulverização de pesticidas no Ceará, apontando que o governador Elmano de Freitas apoia a proposta.
Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSD) enalteceu a agricultura cearense. “A nossa agricultura é exuberantemente grande, e estimular a ovinocaprinocultura é dignificar a agricultura brasileira”, assinalou.