O deputado De Assis Diniz (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (24/09), o discurso do presidente Lula na Assembleia Geral das Nações Unidas, nessa terça-feira (23/09), nos Estados Unidos, e caracterizou como a fala de um estadista em prol da democracia.
Na avaliação do parlamentar, a fala de Lula reforçou também a defesa do Brasil “sem pedantismo ou arrogância”. “Um líder que impõe respeito e fala de igualdade”, disse.
Para De Assis Diniz, a fala firme de Lula expõe ao mundo a tentativa de interferência americana a países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Paralelo a isso, o deputado observou que há uma “pseudocondição de patriota” em apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e que isso trouxe consequências diretas ao País, como o tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil.
Mesmo com as novas tarifas já em andamento, De Assis Diniz ressalta que o Brasil caminha para o pleno emprego, recompôs o poder de compra da classe trabalhadora em 23%. “Isso quem diz é o IBGE e não o deputado De Assis para fazer uma disputa de narrativa. Isso é um fato”, pontuou.