Funceme indica chuvas mais intensas em algumas regiões do Ceará, com trovoadas e rajadas de vento
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta continuidade das chuvas no Ceará até sábado (21), com maior intensidade no sul do estado. Entre quinta-feira (19) e sábado, os maiores acumulados devem se concentrar em regiões como Cariri, Jaguaribana e sul do Sertão Central e Inhamuns, enquanto no centro-norte a tendência é de precipitações mais fracas.
De acordo com a Funceme, as chuvas podem variar de fracas a fortes, dependendo da área. No litoral, os registros tendem a ocorrer entre a noite e o início da manhã. Já no interior, as precipitações podem se distribuir ao longo do dia.
Para esta quinta-feira (19), a previsão indica céu variando de nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de trovoadas e rajadas de vento. Os maiores acumulados devem ocorrer na madrugada, no fim da tarde e à noite, principalmente nas regiões do sul do estado. No litoral, a expectativa é de chuvas isoladas pela manhã.
Chuvas seguem até sábado no Ceará, segundo previsão da Funceme
Na sexta-feira (20) e no sábado (21), a tendência é de redução das precipitações no centro-norte do Ceará. Mesmo assim, o sul do estado pode registrar volumes moderados a fortes, especialmente durante a madrugada e a manhã, com possibilidade de trovoadas.
Em Fortaleza e na Região Metropolitana, a previsão aponta chuvas isoladas e de intensidade fraca a moderada na manhã de quinta-feira. Para sexta e sábado, as precipitações devem se concentrar na madrugada e no início da manhã.
Segundo a Funceme, as chuvas estão associadas à formação de áreas de instabilidade atmosférica, que favorecem o desenvolvimento de nuvens carregadas. Também atua sobre o estado um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, sistema de ventos em altitude que contribui para intensificar a nebulosidade e as precipitações.
Além disso, a Zona de Convergência Intertropical, principal sistema responsável pelas chuvas no período chuvoso do Ceará, influencia as condições meteorológicas. Esse sistema se forma a partir do encontro de ventos próximos à linha do Equador e costuma provocar aumento dos volumes de chuva nesta época do ano.
