O deputado Bruno Pedrosa (PT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (07/10), os avanços da saúde pública no Estado e o compromisso do Governo de expandir os serviços para todas as regiões.
Segundo ele, o governador Elmano de Freitas está diariamente nas cidades cearenses trabalhando pelo povo. O parlamentar ressaltou a descentralização do tratamento oncológico no Estado. “Vendo o clamor da população, o governador estabelece o tratamento oncológico de forma descentralizada”, afirmou.
Bruno Pedrosa informou que o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, primeiro do interior a oferecer o serviço, realizou em 2025 cerca de 1.600 cirurgias oncológicas e 1.556 atendimentos. Já o Hospital Regional do Sertão Central, segundo o parlamentar, contabilizou 1.217 cirurgias e 1.360 atendimentos oncológicos. Ele acrescentou ainda que o Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha, foi habilitado para o tratamento contra o câncer, beneficiando a população do Cariri.
O deputado também destacou o programa de cirurgias eletivas, que já soma 390 mil procedimentos desde o início da gestão, sendo 105 mil apenas em 2025. “No Dia C das cirurgias foram realizados 3.067 procedimentos em um único dia, em 16 especialidades, incluindo mais de 1.600 procedimentos em oftalmologia”, pontuou.
Outro ponto abordado foi a necessidade de prevenção de acidentes de trânsito. Bruno Pedrosa alertou que “21 mil atendimentos relacionados à traumatologia foram feitos no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe” e defendeu ações educativas e fiscalização mais rigorosa. Ele mencionou ainda o programa CNH Popular, que “atende mais de 25 mil cearenses por ano”. “Vamos trabalhar junto para que a gente possa diminuir esses números em relação aos acidentes de trânsito”, salientou.
Em aparte, o deputado Agenor Neto (MDB) parabenizou Bruno Pedrosa pelo pronunciamento. “O governador Elmano de Freitas estará no próximo domingo, dia 12 de outubro, em Iguatu, na região Centro-Sul, para inaugurar a primeira UTI pediátrica 100% SUS, atendendo a 500 mil habitantes”, anunciou.