O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil (Lei 9.970/2000), celebrado no ultimo dia 18 de maio, será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta sexta-feira (30/05), às 15h, no Complexo de Comissões Técnicas.
O debate é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece e foi proposto pelo presidente do colegiado, deputado estadual Renato Roseno (Psol).
Segundo o Unicef, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil, número que poderia ser ainda maior na medida em que a estimativa é que apenas 7 em cada 100 casos são efetivamente denunciados. A maioria das vítimas (75%) são do sexo feminino e, em sua maioria, negras.
Para o parlamentar, o problema da exploração sexual infanto-juvenil envolve fatores de ordem social, cultural e até financeira. “A falta de diálogo e a carência de informação sobre o tema colocam em risco crianças e adolescentes em todas as regiões do Brasil. É urgente quebrarmos o silêncio e darmos voz às vítimas”, defende.
SERVIÇO
Audiência Pública: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data : 30 de maio
Horário: 15h
Local: Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa
Avenida Desembargador Moreira, 2.807, bairro Dionísio Torres