A atualização mais recente foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (25)
Após o fim da quadra chuvosa, 36 municípios cearenses estão com reconhecimento de situação de emergência por conta de desastres naturais, como seca, estiagem, chuvas intensas, enxurradas e vendavais. Os dados constam no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (S2iD), do Governo Federal.
A atualização mais recente foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (25). Com isso, os municípios de Canindé e Alto Santo entraram na lista por estiagem, enquanto Ibicuitinga teve situação de emergência reconhecida por seca.
O reconhecimento federal permite que os municípios afetados tenham acesso a recursos complementares para ações de resposta e reconstrução. Em casos de seca ou estiagem, o procedimento é necessário para integrar a Operação Carro-Pipa.
Ao todo, 29 municípios enfrentam estiagem ou seca. Entre eles estão Arneiroz, Boa Viagem, Jaguaribara, Piquet Carneiro, Quiterianópolis e Tauá.
Outras nove cidades tiveram situação de emergência reconhecida por desastres meteorológicos ou hidrológicos: sete por chuvas intensas, uma por enxurrada e uma por vendaval.
Quatro cidades — Acopiara, Irauçuba, Itapajé e Mombaça — tiveram dois reconhecimentos simultâneos, resultando em 40 decretos vigentes no total.
Ceará tem 36 cidades em situação de emergência:
Seca
- Arneiroz
- Ibicuitinga
- Piquet Carneiro
- Quiterianópolis
Estiagem
- Acopiara
- Alto Santo
- Boa Viagem
- Campos Sales
- Canindé
- Caridade
- Catunda
- Choró
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Independência
- Iracema
- Irauçuba
- Itapajé
- Itatira
- Jaguaretama⁹
- Jaguaribara
- Milhã
- Mombaça
- Parambu
- Paramoti
- Pedra Branca
- Pereiro
- Potiretama
- Quixadá
- Quixeramobim
- Salitre
- Tauá
Chuvas intensas
- Acopiara
- Capistrano
- Caucaia
- Irauçuba
- Itapajé
- Penaforte
- Várzea Alegre
Enxurradas
- Mombaça
Vendaval
- Russas