Casa inaugurou o Escritório de Desenvolvimento Institucional do Legislativo (Edil) na terça-feira (18) |
O Escritório de Desenvolvimento Institucional do Legislativo (Edil) foi aberto com a função de promover cooperação técnica, qualificação institucional e troca de experiências entre os legisladores do Ceará
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) inaugurou um espaço que deve servir como ponto de apoio às câmaras municipais de todo o estado. O Escritório de Desenvolvimento Institucional do Legislativo (Edil) tem a função de promover a cooperação técnica, a qualificação institucional e a troca de experiências entre os legisladores do Ceará.
-O equipamento foi inaugurado na última terça-feira (18). Estiveram presentes no momento o presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), outros deputados estaduais e vereadores de diversos municípios do Ceará. Aldigueri falou que agora a Assembleia passa a ter um local dedicado a apoiar o trabalho dos 2.190 vereadores do Ceará, seja qual for sua corrente política e ideológica.
O novo espaço deve compartilhar com os vereadores as experiências do Parlamento estadual a respeito de projetos, programas e ações da Casa, inclusive na área de responsabilidade social. Alguns exemplos são o Procon Alece, a Procuradoria da Mulher, os cursos de qualificação e capacitação da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Central de Mediação de Conflitos, sala do empreendedor, entre outros.
“Deputados estaduais e deputadas estaduais, assim como vereadores e vereadoras: nós fazemos parte do Poder Legislativo. Então, aqui é mais um canto permanente que a Assembleia está criando para fazer parceria e interagir durante as demandas que o vereador possa ter. A Assembleia quer ajudar, como ponto de encontro e uma atividade meio transversal, para levar o vereador e a vereadora a conseguir resolver a demanda que ele tem, que sempre é da população do seu município”, falou o presidente da Alece.
O Escritório deve atuar como um canal de aproximação entre a Assembleia e as câmaras municipais, fornecendo apoio técnico aos legislativos dos municípios, com atualização legislativa para vereadores e servidores das câmaras.
O equipamento também realizará pesquisas, sistematização de dados e elaboração de diagnósticos sobre temas que impactam a rotina das câmaras. Também prestará apoio técnico na revisão de Regimentos Internos e Leis Orgânicas Municipais. Além disso, será responsável por produzir materiais educativos, disseminar iniciativas inovadoras de câmaras municipais, acompanhar e divulgar ações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que possam impactar diretamente os municípios.
Também será disponibilizada uma sala de reuniões exclusiva para vereadores e servidores municipais para encontros com deputados, agendas institucionais, estudos técnicos ou reuniões de trabalho.
