Desde o ano passado, aproximadamente nove mil equipamentos e utensílios doados pela Alece atenderam 372 cozinhas solidárias no Estado
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) entregou, nesta quinta-feira (27), 132 equipamentos e utensílios para as unidades geradoras do programa Ceará Sem Fome dos municípios de Cruz, Itaitinga, Iguatu, Maracanaú, Massapê e Saboeiro. A entrega foi feita no edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque.
Desde o ano passado, aproximadamente nove mil equipamentos e utensílios doados pela Alece atenderam 372 cozinhas solidárias, sendo 290 em Fortaleza, 42 em Caucaia e 40 no interior do Estado.
Segundo o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), a iniciativa distribui mais de 150 mil refeições diárias às pessoas mais vulneráveis em todo o Estado. O parlamentar enalteceu o programa Ceará Sem Fome, e destaca alegria com a entrega de ontem.
“Atualmente, o Ceará Sem Fome conta com mais de 1.300 cozinhas comunitárias, com 150 mil refeições diárias, produzindo e gerando emprego e renda da comunidade por meio do cartão Ceará Sem Fome, que oferece um cartão-alimentação no valor de R$ 300 às famílias em situação de vulnerabilidade social. A preocupação do governador Elmano de Freitas é reduzir as desigualdades sociais e ofertar segurança alimentar aos mais vulneráveis”, celebrou.
A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, ressaltou que a entrega dos equipamentos fortalece a parceria entre a Alece e o Governo do Estado. “É uma iniciativa que fomenta o empreendedorismo, a autonomia social e que faz com que tantas famílias vivam com mais dignidade”, exaltou.
Já conforme a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, a iniciativa é um pacto de toda a sociedade cearense no combate à fome
“Nós ficamos muito felizes por estarmos consolidando e mostrando para a sociedade o quanto nós podemos sim avançar ainda mais no combate à fome. Nós ficamos muito felizes também em contar com uma Assembleia Legislativa tão comprometida com o nosso povo. Para além da fiscalização, da elaboração de leis, tem também a responsabilidade social”, complementou.

O deputado Renato Roseno (Psol) lembrou a origem do programa. De acordo com ele, o Ceará Sem Fome é fruto de uma visita dele junto ao então presidente da Alece, Evandro Leitão, e a senadora Augusta Brito (PT/CE) à cozinha comunitária no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.
“As cozinhas foram fundamentais na pandemia e, sem receber nenhum centavo do poder público, mataram a fome de milhões de pessoas. Agradeço a sensibilidade da Mesa Diretora anterior e da nova Mesa, na pessoa do presidente Romeu Aldigueri”, pontuou.
A coordenadora do programa Ceará Sem Fome pela Associação dos Educadores Populares do Ceará, que gerencia 66 cozinhas no Vale do Jaguaribe, no Centro-Sul e no Vale do Salgado, além do lote 16, que engloba os municípios de Cruz, Itarema e Acaraú, Iracema Silva, destacou a alegria ao receber os equipamentos. “É uma alegria, porque os trabalhos são realizados de forma voluntária e, para os beneficiários, também é uma alegria, porque o programa chega a muitas pessoas. Disponibilizar equipamentos que garantam trabalhos mais qualificados é importante para nós, melhora a qualidade do nosso trabalho e amplia o número de pessoas alcançadas pelo Ceará Sem Fome”, comemorou.