A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) recebeu durante esta semana – 29 de setembro a 3 de outubro-, a equipe da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) para uma visita técnica. O objetivo foi conhecer in loco as ações desenvolvidas no Programa de Controle e Monitoramento das Moscas-das-frutas desenvolvido pela Adagri.
No primeiro dia a comitiva de Roraima esteve na sede da Agência, onde foi recebida pela diretora de Sanidade Vegetal, Neiliane Sombra, e os gerentes Gleyber Cartaxo e Antônio Dimas. Na ocasião foram apresentadas os principais programas conduzidos pela Adagri na área fitossanitária. A assessora da presidência, Janine Gadelha, acompanhou o encontro.

Na terça-feira (30) eles estiveram no município de Morada Nova, o Vale do Jaguaribe, onde visitaram a empresa Itaureira, especialista em exportação de cucurbitáceas. Na ocasião o coordenador do programa de moscas-das-frutas da Adagri, Fabrício Lima, ministrou uma palestra sobre o perfil agropecuário do Ceará e a Área Livre de Praga de Anastrepha grandis.
A programação no segundo dia contou também com as apresentações das ações relacionadas ao programa da Mosca-da-carambola, pelo auditor fiscal agropecuário da Adagri, Fábio Costa; e o trabalho da Agência no Sistema de Mitigação de Risco (SMR) aplicado às Mosca-das-frutas, fundamental para a certificação de mangas destinadas à exportação, esse último foi apresentado pela coordenadora de certificação fitossanitária, Renata Damasceno.

A agenda da semana continuou com visita a estrutura da Agrícola Famosa, em Limoeiro do Norte, empresa especializada na exportação de cucurbitáceas, e da Finobrasa, em Quixeré, que atua no mercado internacional de mangas. “Essas visitas possibilitaram observar de perto as práticas adotadas pelo setor produtivo em parceria com os programas de defesa agropecuária”, reforça o coordenador, Fabrício Lima.
No encerramento da programação, a comitiva de Roraima acompanhou o processo de monitoramento da praga em áreas de risco, incluindo uma coleta prática e a triagem realizada no laboratório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Limoeiro do Norte. A visita foi concluída com a verificação do trabalho realizado nos postos de fiscalização agropecuária de Aracati, voltado ao controle de trânsito de vegetais, conduzida pelos servidores Elenimar Bezerra e Francisco Inácio.

“A missão técnica reforçou a importância da integração entre instituições de defesa agropecuária e possibilitou a troca de conhecimentos essenciais para o fortalecimento das ações de prevenção e combate às pragas que ameaçam a fruticultura brasileira”, conclui a diretora de Sanidade Vegetal, Neiliane Sombra.
Estavam presentes na comitiva da ADERR, Guilherme Silva Rodrigues, gerente de Defesa Vegetal; Walace de Souza Zeferino, Biólogo do Núcleo de Programas; José Iran Barros Filho, chefe do Núcleo de Certificação; Capitulino Leite Loureiro Neto, do Núcleo de Certificação e Helmes Dias Rezende Filho, analista do Sebrae.