WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

ALECE

Acrísio Sena destaca importância dos centros vocacionais tecnológicos e técnicos para o Ceará

O deputado Acrísio Sena (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (27/03), a importância dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTecs) para o avanço tecnológico do Ceará. 

De acordo com o parlamentar, o governador Elmano de Freitas inaugurou, no último dia 20 de março, uma unidade do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Fortaleza. Para ele, o equipamento representa o resgate da história de 26 anos de existência do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). “Essa estrutura de 32 unidades, capilarizadas em 28 municípios, faz uma qualificação profissional à luz da demanda real de cada macrorregião”, pontuou. 

Entre os cursos ofertados pelos CVTs, segundo Acrísio Sena, estão o de Energias Renováveis, com energia eólica, solar e hidrogênio verde, e de Tecnologias da Informação e Comunicação. Já os CVTecs são três polos, em São Gonçalo do Amarante, Crato e Barbalha. “Esses três polos pensando as políticas públicas de forma integrada para o Governo do Estado, além de duas faculdades tecnológicas, em Quixeramobim e outra em Juazeiro do Norte”, ressaltou. 

Acrísio Sena, que estava à frente do Centec antes de assumir o mandato como suplente, enalteceu o trabalho do ex-deputado federal Ariosto Holanda, que classificou como “idealizador dos centros vocacionais tecnológicos para o Brasil” e reforçou seu compromisso com esse setor. “Ariosto tinha como marca ser um deputado da ciência, tecnologia e da inovação. E eu, humildemente, quero seguir os seus passos, nesta tribuna, neste período nesta Casa, ser o deputado da inovação e da transformação digital”, afirmou.

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), em aparte, parabenizou a atuação de Acrísio Sena frente ao Centec e apontou os avanços na sua gestão. “Deu uma contribuição para o avanço dos cursos ofertados pelo Centec, levando-os para vários municípios do Ceará, principalmente na tecnologia e avanço científico. Nosso Estado jamais será desenvolvido, onde o cearense irá melhorar sua renda média se não abraçarmos a tecnologia e qualificarmos os nossos jovens para a mudança rápida do mercado de trabalho atual?”, observou.

Compartilhe