WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

Serviço

Acesso Cidadão supera 225 mil usuários

Acessar os serviços digitais prestados pelo Governo do Ceará nunca esteve tão fácil. Desde a implantação do Acesso Cidadão, em 2021, cerca de 225 mil pessoas criaram suas contas na plataforma e passaram a ter acesso em um só lugar aos serviços digitais disponibilizados pela administração pública estadual. A iniciativa, vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), foi desenvolvida com o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e o Programa Cientista Chefe.

Ao criar login e senha no Acesso Cidadão, por meio do portal Ceará Digital, o usuário passa a ter acesso a uma série de serviços em um só lugar. Atualmente, o Acesso Cidadão conta com 16 plataformas, incluindo o Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite), Tramita, Entrada Moradia, Plataforma Mais Infância, Issec Digital, Ceará Digital, Ceará App, Big Data Social e Integra Social.

“Continuamos trabalhando para oferecer aos cearenses ainda mais agilidade, praticidade e comodidade no acesso aos serviços do Governo do Ceará. Estamos firmando novas parcerias com os órgãos da administração pública estadual para ampliarmos o número de plataformas disponíveis no Acesso Cidadão. Em breve, haverá, por exemplo, a inclusão da plataforma do Plano Plurianual (PPA) Participativo, por meio do qual os cidadãos poderão contribuir de forma ativa para a avaliação e a priorização das políticas públicas do Governo do Ceará”, afirma o coordenador da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget) da Seplag-CE, Márcio Morais.

Ceará Mais Digital

O Acesso Cidadão é um dos serviços contemplados pelo Programa Ceará Mais Digital, iniciativa do Governo do Ceará executada pela Seplag-CE que busca transformar a gestão pública e melhorar a prestação de serviços aos cidadãos.

O Programa Ceará Mais Digital começou a ser executado em 2023 e tem prazo de 60 meses. São contemplados os seguintes eixos: Unificação dos canais de atendimento; Conectividade e cibersegurança; Transformação digital e interoperabilidade; Privacidade dos dados; Integração e exploração dos dados; Competência digital; e Governança.

Ao todo, serão investidos US$ 38,7 milhões no Ceará Mais Digital, sendo US$ 31 milhões obtidos pelo empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As execuções do Programa são monitoradas e avaliadas periodicamente com a realização de missões com os técnicos do BID. O encontro mais recente ocorreu nos dias 4 e 5 de julho, no Edifício Seplag. Na oportunidade, o titular da Seplag-CE, secretário Alexandre Cialdini, reforçou a importância do Ceará Mais Digital para atender aos anseios da população e ofertar aos cidadãos serviços com mais qualidade, agilidade e segurança.

“O que uma sociedade mais quer de um governo é eficiência e justiça. Eu diria que isso se faz também com a transformação digital. Com isso, fazemos com que a transparência ativa chegue ao cidadão. Queremos que a população visualize que os produtos do Ceará Mais Digital melhoraram a vida das pessoas. Queremos que os cidadãos identifiquem e utilizem melhor as políticas públicas. Essa é a nossa missão”, afirmou.

Compartilhe