WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

ALECE

Alece ilumina fachada do Plenário 13 de Maio em alusão à campanha Novembro Azul

Ilumina azul alerta para a prevenção ao câncer de próstata

A fachada do Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), estará, durante todo este mês, iluminada em tonalidade azul. A iniciativa ocorre em apoio à campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Orientador da Célula de Análises Clínicas do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, o farmacêutico Fernando Pinheiro, define a iniciativa como uma ferramenta importante para lembrar o público masculino da importância do exame e diagnóstico precoce. “A iluminação é uma ferramenta fantástica, pois ela faz o seu papel de chamar a atenção do público, como um lembrete do exame. E a Assembleia não só faz o alerta, como também realiza o exame por meio do Departamento de Saúde”, elogiou.

De acordo com Fernando Pinheiro, o DSAS irá realizar durante o mês de novembro diversas ações referentes à prevenção e tratamento do Câncer de Próstata. “Além da realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e consultas com urologistas, teremos um momento para um bate-papo sério sobre esse medo e preconceito que muitos homens têm com relação ao exame, que deve ser feito a partir dos 40 anos de idade”, informou.

Para o doutor André Castelo, urologista do DSAS, a campanha cumpre um papel importantíssimo na conscientização do seu público alvo, e ter o apoio de órgãos públicos aumenta o alcance da mensagem. 

“O Novembro Azul é uma campanha que conscientiza, que precisa chegar dentro de casa, do trabalho, no transporte público, de modo que influencie e amadureça a ideia na cabeça dos homens. É um câncer muito frequente e extremamente silencioso, para não dizer traiçoeiro, porque ele não tem nenhuma manifestação. Daí a importância da gente deixar a cidade, os prédios, as repartições em azul, pois quando a gente diagnostica precocemente, conseguimos obter a cura”, avaliou.

Sobre o Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% das ocorrências de câncer, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. 

No Nordeste, dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.

Compartilhe