Funceme prevê temperaturas acima da média e baixa umidade do ar
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê para outubro um período de altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e redução dos ventos no Ceará. O cenário deve aumentar a sensação térmica e manter a baixa probabilidade de chuvas.
Segundo Francisco Vasconcelos Júnior, diretor técnico da Funceme, outubro marca a primavera no hemisfério sul, caracterizada por maior calor e menor intensidade dos ventos. “Em termos climáticos, as previsões ainda indicam temperatura acima da média [histórica]”, afirmou. O técnico explicou que a combinação de fatores, como a pouca umidade e a passagem rápida dos ventos, contribui para esse aumento.
Francisco destacou ainda que a temperatura mais elevada do oceano próximo à costa cearense influencia no quadro. Apesar disso, a previsão segue sem indicativo de chuvas para o mês, o que é considerado normal para o período.
A baixa umidade deve impactar especialmente pessoas com maior sensibilidade respiratória, como crianças e idosos. Os efeitos podem ser mais intensos em regiões como Jaguaribana, Sertão Central e Cariri, enquanto o litoral tende a ser menos afetado devido à influência da umidade vinda do oceano.