WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

AGRO

Ceará busca ampliar sua presença global no segmento de exportação de frutas

Melão é um dos produtos que compõe a pauta exportadora do Ceará

O Ceará participa, nesta semana, de uma missão internacional à Espanha visando expandir sua presença no mercado global de frutas e atrair novas tecnologias para o setor produtivo. A iniciativa conta com a participação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), além de uma comitiva formada por 15 produtores cearenses e técnicos, representantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, além de integrantes Rio Grande do Norte.

A primeira parada será em Madri, onde acontece, entre terça (30) e quinta-feira, a Fruit Attraction 2025, considerada a segunda maior feira do segmento do mundo. Integrando o pavilhão brasileiro, a delegação cearense terá como foco estimular a comercialização da produção local e prospectar novos negócios junto a compradores internacionais.

Para o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos, trata-se de uma ação de grande relevância. “A feira é uma oportunidade de representar o Brasil, realizar reuniões estratégicas com a Abrafrutas e outros produtores, além de permitir que os empresários locais conheçam novas experiências e firmem parcerias”, afirmou

Inovação e genética de novas frutas

Durante a missão, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento com uma empresa americana, com filiais no Chile e na Espanha, especializada em genética de novas variedades de berries – como mirtilo, morango, framboesa e amora preta.

“O objetivo é que essa empresa monte um experimento na região da Ibiapaba para testar a viabilidade da produção dessas culturas no Ceará”, explica Sílvio Carlos. A proposta é estabelecer uma conexão entre a Ibiapaba e a região de Huelva, na Espanha, reconhecida pela tradição na fruticultura, a fim de desenvolver e estimular a produção dessas variedades em solo cearense.

Cooperação global e desafios hídricos

Após a feira, a comitiva seguirá para a região da Andaluzia, referência em agricultura irrigada e fruticultura, mas que também enfrenta desafios relacionados à escassez hídrica, assim como acontece com o Ceará. O objetivo principal é verificar ‘in loco’, as tecnologias que os produtores espanhóis implementam para enfrentar os desafios climáticos.

Segundo Sílvio Carlos, o aprendizado será fundamental para o avanço da fruticultura cearense. “A missão para a Espanha é considerada de grande importância para o Governo do Ceará. Ela oferece a chance de modernizar a fruticultura cearense, permitindo que os produtores se atualizem com as inovações do setor e melhorem a comercialização de seus produtos. A troca de experiências com uma região que superou dificuldades hídricas através de tecnologia e mão de obra qualificada pode ser um catalisador para o desenvolvimento econômico do Estado”, enfatiza.

Compartilhe