O Governo do Ceará foi reconhecido, nesta segunda, dia 15, no III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Com a premiação, o Estado alcançou a classificação Capacidade de Pagamento A+ (Capag A+), a nota máxima na avaliação da saúde fiscal, além de reconhecimento por boas práticas em transparência.
A iniciativa da União premia estados e municípios que se destacam no envio de informações consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), a conquista reafirma a seriedade na gestão das contas públicas e amplia as condições do Ceará para atrair investimentos.
O município de Monsenhor Tabosa, localizado no interior do Estado, também foi premiado na categoria Maior Evolução Regional (Nordeste), voltada para cidades com menos de 100 mil habitantes.
O secretário da Fazenda do Ceará, Fabrizio Gomes, representou o Estado na cerimônia e destacou a importância da conquista. “Além de passarmos para Capag A+, agora recebemos essa premiação, mostrando toda a transparência, todo o zelo que a Sefaz-CE e o Estado têm pelos dados públicos prestados”, afirmou.
A Capag é um indicador utilizado pelo Tesouro Nacional para medir a saúde financeira de estados e municípios, avaliando a capacidade de honrar compromissos e contrair novos empréstimos com garantia da União.