WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

REFORMA AGRÁRIA

Após negociação na SDA, MST encerra ato da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária

O Movimento Sem Terra (MST) encerrou ato da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, nesta terça-feira (8), após negociação na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, em Fortaleza. Com a participação do secretário Moisés Braz, a SDA desempenhou papel essencial no diálogo com as lideranças e na resolução das demandas do campo.

“As pautas apresentadas na reunião com a SDA dialogam com o desenvolvimento do campo, a luta pela terra, reforma agrária e geração de oportunidades aos homens, mulheres e juventudes rurais. Os pontos  apresentados também buscam por educação, saúde, lazer e segurança às famílias rurais. E com apoio e compromisso do governador Elmano de Freitas, nosso papel como representantes do Poder Público é apoiar a luta legítima por esses direitos”, defendeu o titular da SDA, Moisés Braz.

Com o lema “Ocupar para o Brasil alimentar”, o movimento denuncia a concentração fundiária e defender a Reforma Agrária Popular como solução para a fome, a crise ambiental e os altos preços dos alimentos.

Da direção do MST, Keila Lima, comemorou o encerramento de mais uma jornada. “É com muita alegria que encerramos nosso acampamento na SDA, onde nós tivemos a oportunidade de apresentar e negociar os pontos das nossas pautas. Também na segunda-feira tivemos uma reunião com o governador Elmano de Freitas para tratar dos assuntos pendentes. Nós avançamos bastante nos pontos da terra, entre outras pautas do desenvolvimento do campo. Nós vamos sair daqui muito satisfeitos com as nossas conquistas”, destacou a representante do movimento.

O ato de encerramento também contou com as participações da secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SDA, Taumaturgo Júnior, do superintendente o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), João Alfredo, e do superintendente adjunto do Idace, Antônio Amorim Rodrigues.

Compartilhe