A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê um fim de semana com condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões do estado, entre esta sexta-feira (4) e o domingo (6).
As precipitações são influenciadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se posiciona ao sul do equador, aliada a fatores locais como o sistema de brisa, altas temperaturas, elevada umidade e a interação dos ventos com o relevo cearense.
Nesta sexta-feira, o céu deverá variar de nublado a parcialmente nublado, com registros de chuva concentrados em regiões como o Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte e Maciço de Baturité até o período da tarde.
Áreas como Cariri e Sertão Central e Inhamuns também poderão registrar preciptações isoladas. Durante a tarde, as precipitações devem se concentrar no Litoral Norte, Ibiapaba e Litoral do Pecém, enquanto à noite a tendência é de maior estabilidade atmosférica, com chuvas isoladas especialmente na Jaguaribana, Cariri e Ibiapaba. Os registros ao longo do dia devem ser predominantemente fracos, com momentos de intensidade moderada.
Sábado com maior abrangência e possibilidade de trovoadas
O sábado deve ser o dia com maior instabilidade atmosférica. A Funceme prevê céu de nublado a parcialmente nublado durante todo o dia, com chuvas isoladas desde a madrugada em áreas litorâneas, Maciço de Baturité, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns.
Pela manhã, as chuvas devem se intensificar na Região Metropolitana de Fortaleza e no Litoral do Pecém. À tarde, o destaque fica por conta das chuvas acompanhadas de trovoadas no centro-norte do estado, com possibilidade de intensidade forte em regiões como Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Jaguaribana. À noite, as precipitações mais intensas devem ocorrer na Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns.
Domingo com redução das chuvas
No domingo, a tendência é de diminuição na área de cobertura das chuvas, com o céu variando entre parcialmente nublado e limpo em algumas regiões. A previsão aponta chuvas isoladas principalmente durante a madrugada e manhã no Litoral de Fortaleza, Cariri e Sertão Central, com registros também à tarde e à noite em localidades como Jaguaribana e Litoral Norte.
Condições para Fortaleza e Região Metropolitana
Na capital cearense e municípios vizinhos, as precipitações deverão cessar a partir da tarde e com maior estabilidade à noite
O sábado deve apresentar cenário para mais precipitações, especialmente pela manhã, com continuidade durante a tarde.
Já no domingo, a previsão é de chuvas isoladas na madrugada e manhã, com céu mais limpo nos períodos da tarde e noite
O mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da normalidade no Ceará, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Algumas regiões, especialmente a faixa litorânea, registraram acumulados expressivos, impulsionados pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Nos litorais de Fortaleza e Pecém, os acumulados pluviométricos ultrapassaram os 300 milímetros. Dados semelhantes foram observados na região do Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns.
Em termos de variação percentual, o Litoral de Fortaleza registrou um desvio positivo de 22%, enquanto o Maciço de Baturité teve um excedente de 23%. No Cariri, a precipitação ficou 19% acima da média. Em contrapartida, algumas áreas do estado apresentaram déficit, com destaque para a região da Ibiapaba e Jaguaribana.
Motivos
A atuação da ZCIT foi determinante para os acumulados significativos de chuva, sobretudo na faixa litorânea. No centro-sul do estado, entre os dias 15 e 18 de março, a combinação entre calor, umidade, relevo e a formação de uma banda dupla da ZCIT favoreceu precipitações intensas, com destaque para os municípios de Acopiara, Várzea Alegre e Cariús.
Recarga hídrica
O volume dos reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) encerrou o mês com 51% de sua capacidade, um aumento de 13 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2024.
A quadra chuvosa no estado segue até maio, mantendo as condições favoráveis à ocorrência de precipitações no norte, principalmente.