WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

Agro: Ceará estuda projeto para melhorar a eficiência do uso da água no setor agropecuário

O projeto contempla várias ações para a melhoria da segurança hídrica do Ceará nas bacias: do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, além de Banabuiú e Salgado

Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), está estudando um projeto que visa melhorar a eficiência do uso da água no setor agropecuário em cinco bacias hidrográficas cearenses. Elaborado pelo Banco Mundial, o piloto conta com a participação de outras instituições, como a Funceme, que, juntamente com a SDE, recebem a visita de representantes da Universidade da Califórnia para discutirem sua metodologia.

Além disso, foi desenvolvido um sistema de assessoramento ao irrigante juntamente com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (Ipece). “A proposta é que possamos melhorar a eficiência do uso da água no setor agropecuário, principalmente na agricultura irrigada. A Universidade da Califórnia nos ajudou também neste aspecto com apoio no desenvolvimento de tecnologias para mensurar a necessidade de água na agricultura”, afirmou o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos Ribeiro.

O projeto contempla várias ações para a melhoria da segurança hídrica do Ceará nas bacias: do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, além de Banabuiú Salgado. Na ocasião, foram instaladas oito estações intituladas de Surface Renewal, um tipo de metodologia inovadora desenvolvida e implantada em todo o estado da Califórnia, que mede a necessidade real de água das principais culturas que necessitam de maior irrigação.

“Essas culturas são estudadas em toda parte do mundo, e o estado do Ceará precisava desse refinamento para as condições locais. Esse projeto envolve um trabalho forte de pesquisa e tem o acompanhamento do Programa Cientista-chefe da Agricultura da SDE. O Professor Daniele Zaccaria, da Universidade da Califórnia, veio ao Ceará para acompanhar essas estações e também se reunir com representantes da Funceme, UFC e de outras instituições”, disse Silvio Carlos

Compartilhe