Parceria vai beneficiar 24 municípios com rede de esgotamento até 2033
O Governo do Ceará anunciou avanços na meta de universalização do esgotamento sanitário, por meio da maior Parceria Público-Privada (PPP) do setor de saneamento do país. A meta é levar o serviço a 90% da população de 24 municípios até o ano de 2033.
O projeto é executado em parceria entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Ambiental Ceará, empresa responsável pela operação e expansão dos sistemas de esgoto nas cidades atendidas.
De acordo com o planejamento, a PPP atenderá a cerca de 4,3 milhões de pessoas, com investimentos estimados em R$ 6 bilhões durante os 30 anos de contrato. A iniciativa segue o que determina o novo Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado em 2020.
A Ambiental Ceará já atua em cidades como Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Sobral, entre outras. A empresa é responsável pela manutenção e ampliação das redes de coleta e tratamento de esgoto.
Segundo o Governo do Estado, a universalização do esgotamento é uma das prioridades da política de saneamento, com foco em saúde pública e preservação ambiental.