WebRádio Ceará Rural Ao Vivo
WebRádio Ceará Rural Ao Vivo

NEGÓCIOS

Governo do Ceará e Sebrae lançam programa para fortalecer pequenos negócios no Interior

Projeto “Cidades e Territórios Empreendedores” terá investimento de R$ 2 milhões e ações focadas no desenvolvimento regional

Governo do Ceará firmou uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para incentivar o desenvolvimento econômico regional, com foco nos pequenos negócios. O projeto Cidades e Territórios Empreendedores contará com investimento de R$ 2 milhões, divididos entre as duas instituições por meio de um convênio.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, a iniciativa pretende ampliar o trabalho já realizado pelo Sebrae, com a promoção de encontros do Fórum de Desenvolvimento. A proposta é reunir agências regionais para discutir melhorias no ambiente de negócios de cada localidade.

A ideia é ouvir os municípios cearenses, conforme a orientação do governador Elmano de Freitas (PT), que tem priorizado a interiorização e o atendimento às demandas específicas de cada região”, afirmou Danilo Serpa.

O projeto também prevê a criação de grupos de trabalho voltados à elaboração de propostas e recomendações que poderão ser apresentadas a órgãos públicos, empresas privadas e outras instituições. Entre os temas abordados estão políticas públicas, inovação, sustentabilidade e inclusão social.

A assinatura do convênio ocorreu durante a Expocrato 2025, no Cariri Cearense. Para o diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco, o trabalho conjunto deve impulsionar os pequenos empreendimentos. “Vamos compartilhar conhecimento sobre o território cearense, mobilizar e preparar lideranças locais dos setores público, privado e do terceiro setor para formular e implantar ações de desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou.

O diretor-técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, ressaltou que as pequenas empresas devem ser reconhecidas como protagonistas do crescimento dos municípios, devido à sua capacidade de gerar empregos. Ele elogiou a parceria com o governo estadual.

“A Adece compreendeu a proposta do Cidades Empreendedoras e percebeu que ela está alinhada com seu papel. Há um objetivo comum de entender os territórios e reconhecer a importância dos pequenos negócios no desenvolvimento do Estado“, destacou.

As reuniões do Fórum de Desenvolvimento ocorrerão de forma presencial e virtual. A previsão é que as atividades comecem em agosto e se estendam por um ano

Compartilhe