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CIDADE

Secretarias Regionais registraram mais de 50 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

Desde que foi eleito prefeito, Evandro Leitão (PT) já afirmava que as Regionais seriam mais atuantes em seu mandato

Nos primeiros 180 dias da gestão do prefeito Evandro Leitão (PT) em Fortaleza, as 12 Secretarias Regionais registraram 50.295 atendimentos protocolados. Desde que foi eleito, o gestor apontava para a necessidade de tornar as pastas mais atuantes junto à população, com o objetivo de garantir-lhes mais autonomia. Evandro se reuniu com os secretários das Regionais nesta terça-feira (1º).

Os atendimentos protocolados nas Centrais de Acolhimento incluem demandas relacionadas a serviços urbanos, emissão de documentos, orientações e cadastros. Além do atendimento direto ao cidadão, as Regionais articularam e acompanharam outros tipos de ações. Foram elas:

  • 2.615 ações de infraestrutura, como recuperação da malha asfáltica e intervenções em drenagem;
  • 3.636 ações de limpeza urbana e ambiental, a exemplo de capina, varrição, desobstrução de canais e bocas de lobo;
  • 9.550 serviços de poda de árvores e 524 recolhimentos de árvores caídas.

As intervenções, segundo a Prefeitura, foram articuladas pelas Secretarias Regionais junto às pastas especializadas, dentre elas a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).

Ainda conforme a gestão, o trabalho de organização do espaço público também avançou. No primeiro semestre, as Regionais viabilizaram 2.631 eventos em áreas públicas e realizaram 4.330 atendimentos a ambulantes e permissionários, com foco em recadastramento, regularização e apoio ao comércio informal, contribuindo para um ambiente urbano mais ordenado e acessível.

DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO

Conforme a Prefeitura, a descentralização da gestão, com a garantia de maior autonomia às Regionais, está sendo implementada de forma gradual, com base em planejamento estratégico construído em diálogo com os secretários e com as comunidades, promovendo um modelo de gestão mais próximo, eficiente e resolutivo nos territórios.

Como ressaltou Evandro, esse era um dos seus principais compromissos na campanha. “Eu rodo a cidade praticamente todos os dias e vi como era frequente a reclamação da população com a burocracia das Regionais”, disse.

“Determinei que os secretários e secretárias, primeiro, estejam nas ruas, ouvindo e olhando no olho da população. E, segundo, retomando o papel de cuidar da cidade e de proximidade que dão sentido às Regionais”, acrescentou.

A descentralização inclui ainda a transferência progressiva de serviços como iluminação pública, poda de árvores e limpeza urbana, a valorização dos servidores e o investimento em formação continuada.

As Centrais de Acolhimento à população funcionam das 8h às 17h. Confira os endereços:

  • SER 1: Rua Jangada, 740 – Barra do Ceará;
  • SER 2: Rua Tavares Coutinho, 2215 – Varjota;
  • SER 3: Av. Jovita Feitosa, 3090 – Parquelândia;
  • SER 4: Rua José Felício de Souza, 2600 – Vila União;
  • SER 5: Av. Oscar Araripe, 1030 – Bom Jardim;
  • SER 6: Rua Santa Clara de Assis, 580 – Messejana;
  • SER 7: Rua Atilano de Moura, 420 – Guararapes;
  • SER 8: Rua H, 313 – Parque Dois Irmãos;
  • SER 9: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 1650 – Barroso;
  • SER 10: Av. Augusto dos Anjos, 2466 – Bonsucesso;
  • SER 11: Rua Rio Grande do Sul, 860 – Panamericano;
  • SER 12: Rua 24 de Maio, 1255 – Centro.

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