Atualmente desempregada, Mayara do Nascimento, tem como renda fixa o Bolsa Família e diz que o Vale Gás Social ajuda muito no orçamento familiar.
A entrega está acontecendo nos Cras, até o próximo dia 26 de setembro. A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, lembra que, em todo o Ceará, o benefício atende, só neste segundo lote, um total de 204.941 famílias
O segundo lote do Vale Gás Social começou a ser entregue a mais de 9 mil famílias residentes em Fortaleza. Em todo o Estado, o programa é coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS). No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Quintino Cunha, Mayara do Nascimento, de 31 anos, comemora a chegada do benefício ao lado do filho Enzo Gabriel, 5 anos.
“O Vale Gás é uma mão na roda pra gente que tem que dar conta sozinha das despesas de casa. Muitas vezes fiquei sem gás porque não tinha como comprar, mas agora não tenho mais medo de não ter como cozinhar para mim e para o meu filho. Sei que o próximo botijão de gás já está garantido”, conta Mayara do Nascimento.
Atualmente, ela está desempregada e tem como única renda fixa o benefício do Bolsa Família. Ela explica que Enzo Gabriel é autista e que precisa de muito tempo para levá-lo às sessões de terapias e para dar a atenção que ele precisa para se desenvolver.
“Não é fácil pra gente que tem que cuidar de tudo sozinha. Muitas vezes, fico sobrecarregada, mas receber esse apoio faz muita diferença pra gente. Dá um respiro na lista de coisas que a gente tem que correr atrás, sabe”, desabafa a beneficiária.
Assim como Mayara do Nascimento, outras 9.324 famílias da Capital estão sendo contempladas com os tíquetes do Vale Gás. A entrega está acontecendo nos Cras, até o próximo dia 26 de setembro. A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, lembra que em todo o Ceará, o Vale Gás Social atende, só neste segundo lote, um total de 204.941 famílias cearenses.“O Vale Gás Social é um benefício importante no enfrentamento à insegurança alimentar. A economia da beneficiária na compra do gás pode se tornar alimento na mesa”, destaca. Onélia Santana
Mãe do Anthony Abraão, de 6 meses, Monalisa da Silva, 23, recebe o benefício há poucos meses, mas a diferença já chegou no orçamento.
“Minha única renda atualmente é o Bolsa Família e nem sempre sobra dinheiro para comprar o gás. Agora que estamos recebendo o benefício, eu consigo economizar para comprar outras coisas como fraldas, frutas e legumes para nossa feira do mês“, completa Monalisa da Silva.A coordenadora do Cras do Quintino Cunha, Valessa Braga, destaca que o segundo lote o Cras está distribuindo 2.736 tíquetes do Vale Gás Social.
“Estamos contemplando diversas famílias não só aqui do Quintino Cunha, mas também dos bairros Vila Velha e Olavo Oliveira. É muito satisfatório ver que esse benefício vai ajudar tantas famílias em situação de vulnerabilidade”, frisa Valessa Braga.