Acessar os serviços digitais prestados pelo Governo do Ceará nunca esteve tão fácil. Desde a implantação do Acesso Cidadão, em 2021, cerca de 225 mil pessoas criaram suas contas na plataforma e passaram a ter acesso em um só lugar aos serviços digitais disponibilizados pela administração pública estadual. A iniciativa, vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), foi desenvolvida com o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e o Programa Cientista Chefe.
Ao criar login e senha no Acesso Cidadão, por meio do portal Ceará Digital, o usuário passa a ter acesso a uma série de serviços em um só lugar. Atualmente, o Acesso Cidadão conta com 16 plataformas, incluindo o Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite), Tramita, Entrada Moradia, Plataforma Mais Infância, Issec Digital, Ceará Digital, Ceará App, Big Data Social e Integra Social.
“Continuamos trabalhando para oferecer aos cearenses ainda mais agilidade, praticidade e comodidade no acesso aos serviços do Governo do Ceará. Estamos firmando novas parcerias com os órgãos da administração pública estadual para ampliarmos o número de plataformas disponíveis no Acesso Cidadão. Em breve, haverá, por exemplo, a inclusão da plataforma do Plano Plurianual (PPA) Participativo, por meio do qual os cidadãos poderão contribuir de forma ativa para a avaliação e a priorização das políticas públicas do Governo do Ceará”, afirma o coordenador da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação (Coget) da Seplag-CE, Márcio Morais.
Ceará Mais Digital
O Acesso Cidadão é um dos serviços contemplados pelo Programa Ceará Mais Digital, iniciativa do Governo do Ceará executada pela Seplag-CE que busca transformar a gestão pública e melhorar a prestação de serviços aos cidadãos.
O Programa Ceará Mais Digital começou a ser executado em 2023 e tem prazo de 60 meses. São contemplados os seguintes eixos: Unificação dos canais de atendimento; Conectividade e cibersegurança; Transformação digital e interoperabilidade; Privacidade dos dados; Integração e exploração dos dados; Competência digital; e Governança.
Ao todo, serão investidos US$ 38,7 milhões no Ceará Mais Digital, sendo US$ 31 milhões obtidos pelo empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As execuções do Programa são monitoradas e avaliadas periodicamente com a realização de missões com os técnicos do BID. O encontro mais recente ocorreu nos dias 4 e 5 de julho, no Edifício Seplag. Na oportunidade, o titular da Seplag-CE, secretário Alexandre Cialdini, reforçou a importância do Ceará Mais Digital para atender aos anseios da população e ofertar aos cidadãos serviços com mais qualidade, agilidade e segurança.
“O que uma sociedade mais quer de um governo é eficiência e justiça. Eu diria que isso se faz também com a transformação digital. Com isso, fazemos com que a transparência ativa chegue ao cidadão. Queremos que a população visualize que os produtos do Ceará Mais Digital melhoraram a vida das pessoas. Queremos que os cidadãos identifiquem e utilizem melhor as políticas públicas. Essa é a nossa missão”, afirmou.