Baturité, no Ceará, tem seu nome ligado à história da música brasileira por meio de Pedro de Alcântara Filho, conhecido da indústria fonográfica. Ao lado da irmã Nadir Alcântara, o disco de 1937 é apontado como o primeiro a trazer a palavra forró no título, com a música Forró na Roça.
Esse fato coloca Baturité em destaque na memória do forró e reforça a importância de se preservar a história para as novas gerações. Ao lado da irmã Nadir, a Tapuia, Xerém construiu uma parceria pioneira que registra a presença de artistas cearenses na formação da música popular brasileira.
Depois, Xerém seguiu compondo com outros artistas, como Pequeno Edson e Manoel Queiroz, Bentinho, criando músicas que refletiam as festas, o humor, os costumes e o cotidiano popular. Canções como Quadria no Arraiá, Cana Caiana e Na Palhoça do Xerém aparecem em diferentes registros e ajudam a contar sua trajetória.
Para a Web Rádio Ceará Rural, Baturité pode celebrar Xerém e Tapuia como pioneiros que ajudaram a colocar o nome forró na história da nossa música.
E importante lembrar, também, de Raimundo Mundola, compositor de Promessa a São Francisco, cuja história pode ser melhor pesquisada, já que também integra a memória cultural da região.
Preservar essas histórias é valorizar a identidade musical do povo cearense e manter vivo o legado dos nossos pioneiros.
Reportagem especial para o site da Web Rádio Ceará Rural, valorizando a cultura regional e o autêntico forró pé de serra…

